Blumenau, SC – Oktoberfest 2008

Da Assessoria de Imprensa da Proeb – Blumenau:

Além de cinco bandas alemãs, a 25ª Oktoberfest de Blumenau vai contar com a presença de três grupos folclóricos da Europa, que, juntamente com os grupos da cidade e região, vão dar um colorido especial ao evento.

O primeiro a participar da festa será o grupo Tanz Und Brauchtumsgruppe Altenberger Granit, da Áustria, que já participa do desfile oficial de abertura da festa no dia 9 de outubro e, em seguida, dança nos pavilhões da Vila Germânica.

No dia 11, chega o grupo Echaztaler Pfullingen, da Alemanha; e no dia 15, o público poderá acompanhar a apresentação da banda folclórica Musikverein Trachtenkapelle, também alemã.

Tanz Und Brauchtumsgruppe Altenberger Granit

Chega no dia 9 e já participa do desfile oficial de abertura da 25ª Oktoberfest, dançando, em seguida, nos pavilhões. Foi fundado em 1980 com o objetivo de promover e ensinar as danças folclóricas e preservar o uso de trajes típicos na região de Altenberger, na Áustria.

As mulheres usam trajes variados e os homens usam calça de couro, camisa de pastoreio e sapatos típicos, tudo conforme os costumes da região. O grupo já viajou por toda a Europa, mas é a primeira vez que visita o Brasil.

Trachtenverein Echaztaler Pfullingen

Fundado em 1954, denomina-se Grupo Folclórico do Vale do Rio Echaz Pfullingen. Trata-se de um dos mais importantes e respeitados grupos de Shuhplatter (sapateado alemão) do estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha. O trabalho do grupo é enriquecido com uma banda folclórica, que acompanha suas apresentações, garantindo música ao vivo dentro da mais pura tradição germânica. Em sua trajetória, constam apresentações na França, Suíça e Áustria. O grupo conta hoje com mais de 40 integrantes.

Musikverein Trachtenkapelle Nussbach

Foi fundado em 1893 para promover e preservar a cultura e as tradições da Floresta Negra, de Baden-Württemberg, em especial, o trabalho, a arte e a técnica manual. O traje usado pelo grupo é o traje original dos carregadores e vendedores dos relógios-cuco. O traje feminino do grupo é o mesmo usado pelas mulheres aos domingos.

O grupo já viajou para várias partes do mundo, mas está é a primeira vez que visita a América do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: