Off-Tap – Falecimentos – Roseli Rodrigues, coreógrafa (1955-2010)

Roseli Rodrigues

Roseli Rodrigues

A notícia foi divulgada no Twitter na tarde de 18.03.2010:

A companhia Cisne Negro comunica com pesar o falecimento de ROSELI RODRIGUES, da RAÇA CIA DE DANÇA. O velório: hoje, Igreja N. S. Salete horário 15h.

Outra nota, também do Twitter:

Roseli Rodrigues faleceu às 3h15 de hoje, tinha 54 anos e tres filhos. Um cancer no sistema linfático a tirou da dança brasileira.

Do site da revista Caras:

A coreógrafa e diretora da Raça Cia. de Dança de São Paulo, Roseli Rodrigues morreu, aos 55 anos, na madrugada desta quinta-feira, 18, após lutar contra um câncer linfático. Ela estava internada no hospital São Camilo, em São Paulo, e será cremada no crematório da Vila Alpina em cerimônia somente para a família nesta sexta-feira, 19. Roseli será velada na Igreja Nossa Senhora Salete a partir das 15h desta quinta.

Roseli Rodrigues

Roseli Rodrigues

Ela era reconhecida no meio artístico pela criação de grande trabalhos coreógrafos em musicais de teatro, shows de cantores, filmes e propagandas de televisão, como o espetáculo Tango Sob Dois Olhares, com o qual foi premiada no Prêmio Teatro de Dança em 2009.

“Lamentamos muito o falecimento da grande artista Roseli Rodrigues. Ela, com sua figura doce e carismática, é uma das figuras mais emblemática da história do Festival. O Jazz deve muito a ela a importância que conquistou junto ao público de dança. Começou competindo com o grupo Raça, ganhou prêmios, tornou-se profissional e voltou a Joinville, em 2005, para uma inesquecível Noite de Gala. Foi coreógrafa, professora, jurada, palestrante e ativa conselheira. O Festival de Joinville, a dança e, particularmente, o Jazz, estão de luto”, afirmou o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz.

A matéria e a foto ao lado foram encontradas aqui.

Roseli Rodrigues

Roseli Rodrigues

Trecho inicial de matéria de autoria de Marcela Benvegnu publicada em 2004 sobre a coreógrafa:

Roseli Rodrigues (1955), nome conhecido no cenário da dança brasileira, é uma das referências do jazz dance no Estado de São Paulo. Até seus 21 anos, a dança não tinha lhe sido apresentada, a graduação na faculdade de Educação Física aconteceu por se considerar uma “apaixonada pelo corpo”. Para ela, a dança era uma paixão só para assistir, pois se achava velha para fazer aulas.

Em 1981, abriu a academia Long Life, espaço destinado à arte da dança, ginástica e musculação. Seu primeiro elenco era formado por 16 integrantes, oito homens e oito mulheres, todos vindos da faculdade de Educação Física. Como coreógrafa, começou a levar seus alunos para participar de eventos competitivos, o primeiro deles foi o Enda – Encontro Nacional da Dança, onde o grupo apresentou uma coreografia com música de Milton Nascimento, intitulada “Raça”.

Leia mais clicando aqui.

Roseli Rodrigues

Roseli Rodrigues

Update 19.03.2010Do Diário Catarinense:

Adeus, Roseli Rodrigues

A arte da dança perdeu ontem uma das mais destacadas coreógrafas brasileiras. Roseli Rodrigues morreu de madrugada, em São Paulo. Ela tinha 54 anos. Em janeiro, descobriu um câncer no sistema linfático. Estava em tratamento e não resistiu. Era diretora e coreógrafa da Raça Cia. de Dança, de São Paulo, uma das mais destacadas na formação de bailarinos na área clássica e contemporânea.

Figura constante no Festival de Dança de Joinville e ex-conselheira do evento, Roseli esteve na cidade no ano passado acompanhando a filha Izabela Rodrigues numa apresentação de balé clássico. Em outras edições do evento, a coreógrafa ministrava cursos sobre a arte e também acompanhava as turmas da companhia paulista nas apresentações.

O presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz, lamentou a morte e destacou a figura doce e carismática que ela era:

– Roseli é uma das figuras mais emblemáticas da história do Festival. O jazz deve muito a ela a importância que conquistou junto ao público de dança.

O Grupo Raça tem 30 anos de história. Foi criado por Roseli como uma companhia de jazz e tem esse estilo como principal referência.

Professora e crítica de dança, Sílvia Soter ficou abalada com a morte da amiga:

– Era uma pessoa muito entusiasmada com o trabalho. Foi uma educadora da dança. A escola atravessou o tempo e se modificou com trabalhos de muita qualidade. Perdemos uma grande pessoa, parceira da dança.

Anúncios

17 responses to this post.

  1. Posted by Lucinha Mesquita on março 18, 2010 at 8:05 pm

    Trabalho com Jazz a mais de 30 anos, e uma das principais referências de toda a minha carreira foi o trabalho magnifico desta profissional…que…para todos amantes da dança será eterna…é com muita tristeza no coração que recebemos esta notícia…

    Responder

  2. Posted by Marcos Boccato on março 18, 2010 at 9:18 pm

    acredito que fui talvez seu primeiro parceiro, no Grupo Casa Forte, criado por Edson Claro.
    Fiz com ela um par numdos momentos mais lindos de minha juventude. Um tando de Piazzola, coreografado por Edson Claro, onde Roseli e eu fomoas escolhidos para ser o casal central.
    Vá em Paz.
    um grande beijo

    Responder

  3. Posted by Marcelo Benevides on março 18, 2010 at 11:27 pm

    Sem dúvidas que o jazz dance perde uma grande estrela, acredito que não haja quem não se inspirava no jeito Roseli Rodrigues de ser, coreografar e aplicar aulas! Ela foi e sempre será a perfeição em pessoa, uma pena Deus ter tirado ela do nosso meio tão cedo, e com ctz a dança ficará com um buraco enorme agora! =/
    Descanse em Paz Rô!!!

    Responder

  4. Me lembro do Festival de Dança de Joinville , onde cada vez que o grupo raça se apresentave a gente se arrepiava so de ouvir a chamada…30 anos depois ainda tenho esta sensaçao na memoria.
    Quando Roseli veio dar um workshop em curitiba no studio D1 foi uma emoçao. ..Dora de Paula

    Responder

  5. Posted by sonia almeida on março 19, 2010 at 11:58 am

    Nossas histórias se cruzaram e tive nela uma referência magistral na área da dança, incentivou minha carreira e minha vida, ao descobrir meu amor por essa linda arte.

    sonia almeida
    Escola Muniicpal de Bailado de Taboão da Serra

    Responder

  6. Posted by Alexandra Silva on março 19, 2010 at 12:26 pm

    Ela era meu ídolo. Ainda é. Minha referência em dança, em liberdade, em autoestima, em sentimento, em nunca desistir, mesmo dentro do simples, no meu pequeno mundo … Pense no que estou sentindo e multiplique pelo infinito.
    Obrigada pela Raça, Roseli
    Sempre amarei…

    Responder

  7. Uma pessoa adorável , talentosa, amável , conseguiu atravessar este mundo sem fazer um inimigo.
    Linda, com seus cabelos vermelhos e olhos azuis, sempre me encantou com suas criações eletrizantes. Seu ballet das aguas, coreografia feita para o Ballet Guaira é sempre um extraordinário sucesso de ´publico. Que grande perda.
    Dora (mãe) de Paula Soares

    Responder

  8. Posted by Cristiane Nunes on março 21, 2010 at 10:25 pm

    Um dia diferente…
    Para os amantes da dança hoje foi um dia triste. Não existe bailarino de jazz que não tenha amado Roseli Rodrigues. Não existe bailarino algum que não tenha respeitado Roseli Rodrigues. Não existe ser humano que não tenha se emocionado com a arte de Roseli Rodrigues…

    Missão cumprida, é como devemos encarar.
    Mas faltou tempo, não falei o quanto a admirava, não absorvi tudo que ela tinha para me ensinar, é cedo… É o que nosso coração sente.
    Uma mestra, um gênio, uma artista, uma mulher, uma pessoa, um ser humano especial.
    De tão especial nos fez acreditar que poderia ser para sempre, que nunca teria fim… Que quando chegasse o “8” bastava iniciar o “1” e assim seria sem parar…
    Continuo acreditando que tudo que ela semeou permanecerá dando frutos e jamais nos esqueceremos da “Raça” dessa mulher.

    Aos amantes da dança, um dia diferente… Um vazio estranho, um silêncio, uma pausa.
    E aos que não fazem ideia de quem estou falando, mas que percebem a grandiosidade do sentimento…
    Obrigado Deus por me dar a oportunidade de conhecer e ter para sempre comigo um pedacinho, um olhar, um toque, uma palavra dessa pessoa tão especial.
    Obrigado Roseli, mais uma vez Obrigado.

    Missão cumprida, é como devemos encarar…

    Cris Nunes – 18/03/2010

    Responder

  9. Posted by Renata Silva on março 22, 2010 at 12:40 am

    Não tive contato próximo com a Roseli Rodrigues, mas sempre fui adimiradora do seu trabalho.
    Meus sentimentos aos filhos de Roseli Rodrigues e toda a Cia Raça.
    Estou com o coração apertado.

    Responder

  10. Posted by Marcelo Mille on março 22, 2010 at 1:51 am

    Fui aluno da “ruiva” 5 anos, por mais que não trabalhe com dança hoje, sei que boa parte da expressão que tenho hoje no palco é fruto de sua orientação, seu carinho e suas broncas. Olhas as fotos deste site e imaginar que esta “ruiva” (linda e com sorriso simpático como nas fotos) não está mais ali na Vila Maria é algo quase torturante.
    Precisava escrever isto em algum lugar.Expandindo as palavras da Ju Portes a todos os bailarinos ou ex-bailarinos que já passaram suas mãos: falta um pedaço… Tchau “ruiva”!

    Responder

  11. Posted by Renata Pacheco on março 22, 2010 at 12:26 pm

    Uma pessoa como Roseli Rodrigues , nao morre!
    Ela esta em mim , em vc e em todos nos para sempre. . .
    Renata Pacheco. (bale da cidade de Santos).

    Responder

    • Posted by Sonia Cabral on março 23, 2010 at 10:48 am

      A dança brasileira ficou uma lacuna que jamais será preenchida…. Parabéns pelo maravilhoso trabalho e que o céu terá uma nova estrela…

      Responder

  12. Posted by Marili Santos on março 24, 2010 at 3:07 pm

    Fui uma de suas primeiras alunas quando abriu a academia Long life, na época era meu sonho fazer jazz, logo que ela fundou o ainda Grupo Raça , me convidou para fazer parte dele , e fiquei lá por 4 anos. Ela era uma coreógrafa fantástica e perfeita, fiquei muito triste com a notícia de sua morte, mas o céu com certeza muito feliz, se foi uma grande estrela da dança. Saudades

    Responder

  13. Posted by Shirlei Ribeiro on outubro 6, 2010 at 7:50 pm

    Fiz parte tbm. do Raça. Assim como muitos, tive a grande honra de ter conhecido essa mulher maravilhosa, que agora sei está ministrando aulas num outro plano superior.
    Agradece ao nosso Pai Ceslestial , por ter me dado essa oportunidade. Me afastei do Jazz desde os meus 18 anos, mas desde então ficou aquele vazio e aquela saudade eterna das aulas da Roseli Rodrigues, nunca a esqueci, ela sempre teve um lugar especial no meu coração.
    Fica com Deus minha amiga e eterna professora! Pra sempre te amarei…

    Responder

  14. Posted by Luciano Alex de Souza on novembro 10, 2010 at 12:13 am

    Roseli Rodrigues foi mais que uma referência para a Dança no Brasil, um ícone na modalidade Jazz, de uma personalidade incrível e de um exemplo de determinação a ser seguido.

    Responder

  15. Posted by juan sottomaior on dezembro 29, 2010 at 12:16 pm

    gostaria de saber de marisilvia hosmann bailarina (bale) em 1955 ponta grossa

    Responder

  16. Posted by MARCELO CORREA on outubro 9, 2011 at 9:26 pm

    CONHECI ROSELI RODRIGUES EM 1991, FOI A MELHOR PESSOA QUE JA CONHECI EMI MINHA VIDA,,, SAUDADES QUE DEUS TE COLQUE EM BOM LUGAR.
    MARCELO CORREA

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: