Flávio Salles: Uma perda inestimável

Flávio Salles

Flávio Salles

Infelizmente acabei de saber da visita aos anjos do sapateador, professor e coreógrafo Flávio Salles, diretor da Academia do Tap (RJ), justamente no Dia Internacional do Sapateado… O mestre foi e sempre será um grande exemplo de dedicação ao sapateado. Em seu studio não somente formou grandes profissionais mas permitiu que muita gente simplesmente se divertisse ao som de boa música, com passos variados sempre em apuro de técnica e geração de sorrisos nos lábios.

Me lembro dos Tap Encontros que foram realizados na Academia do Tap, logo quando o conheci, no final dos anos 90, e da entrevista que concedeu a mim e a Cintia Martin para a Tap Web dela em janeiro de 1999; fomos recebidos em sua residência, com carinhosa acolhida.

O antigo site

O antigo site

Sempre como amador e eternamente em sua turma de iniciante, tive o privilégio de fazer aulas regulares com ele entre 2002 e 2006. Em 2002, segui suas instruções para criar a primeira versão da homepage de sua Academia do Tap, e me lembro dele dizendo “quero algo simples, com fontes legíveis, que possa ser entendida por todos”. De suas aulas, tenho grandes lembranças, não somente da descontração que proporcionava aos alunos mas ainda mais da seriedade que lhe era peculiar no ensino da tap dance. De seus espetáculos, a garra e o talento de seus alunos dirigidos pelo grande mestre.

A última vez que falei com Flávio foi há apenas algumas semanas atrás, por ocasião da vinda de Maud Arnold ao Brasil… Grande e lamentável perda, mas ele estará para sempre em nosso corações e como parte integrante do talento de tantos sapateadores por aí. Que os grandes mestres nunca sejam esquecidos…

……

Flávio Salles, sala Funarte

Flávio Salles, sala Funarte

Entrei em contato com a Academia do Tap, e me informaram (e me pediram para informar) que o sepultamento será nesta quinta, 26.05.2011. Update – O local e o horário foram confirmados ainda agora: será às 12h do dia 26 com velório na capela 3 do Cemiterio Sao Joao Batista, Botafogo, Rio.

……

Versão atual do site da Academia do Tap, com dezenas de fotos, vídeos e toda a carreira de Flávio Salles:

http://academiadotap.com/

Relembre entrevista de Flávio Salles a Tap Web Cíntia Martin:

Flávio Salles – Janeiro de 1999

No Facebook, homenagem a Flavio Salles:

Homenagem do Site Möeller Botelho a Flávio Salles

Também no site de Charles Moeller e Claudio Botelho, uma entrevista com o coreógrafo e professor de sapateado de Gipsy:

Flávio Salles: O Mestre do Sapateado

Update 26.05.2011 – Mais uma homenagem:

Homenagem de Cíntia Martin a Flávio Salles

Abaixo, algumas fotos de Flávio em várias épocas e trabalhos. Continuarei com o tempo colocando outras fotos como homenagem eterna ao grande mestre.

Anúncios

15 responses to this post.

  1. Posted by Emanuela on maio 25, 2011 at 5:34 pm

    É de fato, uma grande perda!!!!!
    Uma perda inestimável desse humilde e grande mestre!!!!

    Responder

  2. Posted by ligia messeder on maio 25, 2011 at 8:52 pm

    Querido Flávio:
    Vá com Deus! Não tenha medo, estamos todos torcendo por vc e orando para que vc encontre a luz. Estamos com vc. Um beijo grande,

    Responder

  3. Posted by Kiko Vasquez on maio 25, 2011 at 10:44 pm

    Querido e amado Tio, não há como expressar o vazio que vc nos deixa, sua família sempre se orgulhou do exemplo de pessoa e profissional que você foi, mas acima de tudo amigo para o que der e vier. Como bem diz a música que vc tanto amava ´Pedaço de Mim´, a saudade é o pior castigo, e infelizmente teremos que nos acostumar com ela. Beijos , muita luz e paz, e até um dia com certeza, seu sobrinho Kiko.

    Responder

  4. Posted by Vera Motta on maio 26, 2011 at 1:57 am

    A perda é irreparável! Talvez agora, com ele lá em cima, as pessoas valorizem mais a bela arte que é SAPATEAR. O dia 25 de maio terá sua marca eterna. Meus pêsames a TODOS OS ORFÃOS DO TAP. Um abraço carinhoso à TODA EQUIPE DA ACADEMIA DO TAP. Vera Motta

    Responder

  5. Posted by irinéa on maio 26, 2011 at 10:06 am

    Flavio Salles, além de ser um sapateador maravilhoso, tinha a voz dos grandes intérpretes! Um cantor que eu pude ter o prazer de ouvi-lo cantar minhas músicas. Descanse em paz, meu amigo bonito, e obrigada por sua passagem pelo planeta…

    Responder

  6. […] Sobre o Divulgando « Flávio Salles: Uma perda inestimável […]

    Responder

  7. Posted by regina on maio 26, 2011 at 1:32 pm

    Querido Flavio
    Va e descanse pois vc merece.Obrigada por ter sido sua aluna no TAP saudades!

    Responder

  8. Posted by Bruno Mazzoco on maio 26, 2011 at 2:01 pm

    Sinto pela noticia que perdemos um grande sapateador brasileiro justamente no dia do sapateado. Ainda não sei ao certo o que aconteceu, só sabia que ele estava doente e Kika estava substituindo-o em alguns eventos.

    Nós aqui, infelizmente não poderemos comparecer em presença ao seu sepultamento mas estaremos presentes em oraçao (independentemente de religiao ou crédulo) e gostariamos que voces mais proximos a ele, transmitissem isso para seus amigos, familia e pessoas proximas.

    Ontem celebramos o dia do sapateado em Jundiai em uma noite muito especial em que ele tambem foi homenageado porem com um grande aperto no coraçao.

    Eu particularmente em meu credulo espirita, acredito que tudo o que aconteceu nesse dia teve um significado e que sua essencia e missão foi comprida, que ele descanse em paz.

    Um grande abraço.
    Bruno Mazzoco

    Responder

  9. Nem sei o que falar. conheci o Flávio (e Cíntia, já tive uma única opurtunidade de fazer um curso com ela), e estou chocada … e triste, nossa sem palavras …

    Responder

  10. Posted by neyla on maio 26, 2011 at 8:33 pm

    Bem aventurados os que passam pela vida dancando e encantando e ainda encerrar a cena no seu dia.Onde voce estiver continue brilhando.neyla

    Responder

  11. Posted by Vera Linhares on maio 26, 2011 at 8:42 pm

    “…menino,você não se cabe, e o mundo não sabe, que gente é você…”

    ( pequena parte de uma uma música feita para ele em 1978 por Vera Linhares numa fase muito bonita de nossas vidas )

    Responder

    • Posted by Maria Lima on junho 4, 2011 at 11:18 pm

      Deus do céu, como eu gostaria de ter sido a autora desta frase “menino, você não se cabe, e o mundo não sabe, que gente é você”. LINDO, LINDO, LINDO ! Mais lindo que isto só o próprio guri – o Flávio Salles – o bem amado de todos.
      Vera Linhares, não a conheço mas já sou sua eterna admiradora. Há quinze anos comecei na Academia do Tap e logo me encantei pelo mestre.
      Como eu tinha idade de ser mãe dele já fui logo me candidatando.
      Passei a ser sua “madre” susbtituta com total aprovação do menino que não se cabia no seu talento, generosidade e amor ao próximo. Sempre tive medo de morrer mas agora o medo diminuiu pois lá em cima tem alguém de luz a nos esperar. “Menino, você não se cabe… É DEMAIS!

      Responder

  12. Comecei a ter aulas com o Tio Flávio em 1993, na Academia do Tap. Com idas e vindas no passar dos anos, sempre me lembro que toda vez que eu ou algum aluno dizia “não consigo”, “é impossível”, ele parava tudo, parava a música, parava a aula para conversar com a gente que nada é impossível, que a gente vai conseguir SIM e a gente sempre conseguia, era impressionante como ele levava a sério e AMAVA o que fazia. Com isso, a gente aprendeu a amar não somente o sapateado mas também a ARTE como um todo. E não foi só isso que a gente aprendeu não viu, é que como a música da Vera Linhares, ele “não se cabe, o mundo não sabe, que gente é você”, ele ensinava em cada aula alguma coisinha especial, algo para se refletir depois em casa, seja perguntando se vimos o filme do Chico Xavier ou perguntando se assistimos o espetáculo de fulano de tal. Sempre vinha um ensinamento depois disso. O Flávio era assim, misturava o sapateado com todas as artes, com o amor e com muitas muitas alegrias! Obrigada Flávio pelo privilégio de ter sido sua aluna! Que sortuda que eu sou!! Um grande beijo, fica com Deus, a gente se vê qualquer dia desses!

    Responder

  13. Pessoas, fiquei muito triste com essa notícia. Alguém saberia quando será a missa de mês, onde e a que horas? Gostaria de estar presente.

    Responder

  14. Posted by allex steinmann on julho 4, 2011 at 2:23 pm

    sou sobrinho do flavio,e a unica coisa que posso fala é
    certamente ele foi pro céu !!!
    fico puto pq tem tanta gente ruim nesse mundo ,pq tinha que ser logo ele!!!
    foi uma pessoa muito importante na minha vida em todos os sentidos!!
    foi uma perda enorme!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: