Rio, RJ – Off-Tap – Homenagem a Mercedes Baptista

De acordo com o site do jornal O Dia, o Largo de São Francisco da Prainha, na Praça Mauá, Rio, ganhou em 16.10.2016 uma estátua de bronze de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro:

A estátua foi doada à Zona Portuária pela Curadoria do Acervo Mercedes Baptista em uma iniciativa que contou com o apoio do Movimento Artístico da Praia Vermelha, da Prefeitura do Rio, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Conservação de Monumentos e Chafarizes.

Ícone e codificadora da dança Afro no Brasil, Mercedes nasceu em Campos dos Goytacazes, em 1921, e mudou para o Rio com a mãe ainda jovem. Em 1945, frequentou a Escola de Dança da bailarina Eros Volússia e, mais tarde, a Escola de Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Aluna dedicada, Mercedes passou em um concurso e se tornou a primeira bailarina negra a fazer parte do corpo de balé do Theatro Municipal. Ainda assim, o preconceito com bailarinas negras continuou forte e poucos diretores do grupo a chamaram para participar de seus espetáculos.

Formada também pela Companhia e Escola de Dança Katherine Dunham, Mercedes uniu sua formação erudita com a valorização da cultura negra e lançou o balé afro.

Leia mais clicando aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: