Off-Tap – Alicia Alonso (1920-2019)

A bailarina e coreógrafa cubana Alicia Alonso morreu em 17.10.2019 aos 98 anos em Havana, Cuba. A notícia foi confirmada pelo Ballet Nacional Cubano, companhia que ela mesma fundou e dirigiu. No site do Correio Braziliense:

O motivo da morte ainda não foi divulgado, sabe-se apenas que o óbito foi registrado às 11h no horário local (13h no horário de Brasília).

Alicia Alonso

No Wikipedia:

Alicia Alonso, nome artístico de Alicia Ernestina de la Caridad del Cobre Martínez del Hoyo, (Havana, 21 de dezembro de 1920) foi uma bailarina e coreógrafa cubana. É considerada uma das principais artistas do século 20. Atualmente, com sérios problemas de visão e locomoção, Alicia continua na direção geral do Ballet Nacional de Cuba acompanhando o grupo em turnês em todo o mundo.

Iniciou os seus estudos de balé com 11 anos na Escola de Ballet da Sociedade Pró-Arte Musical em Havana com Nikolai Yavorsky, posteriormente estudou nos Estados Unidos, onde se formou na School of American Ballet de Nova York. Aos 15 anos de idade, casou-se com o bailarino Fernando Alonso e passou a chamar-se Alicia Alonso. Juntos criaram o Ballet Nacional de Cuba, assim que retornaram dos Estados Unidos para Havana. Incorporaram à companhia obras como Giselle, Coppélia e La sylphide.

Aos 19 anos, devido a uma doença, perdeu parcialmente a visibilidade de um olho. Seus parceiros tinham sempre que estar no exato lugar onde ela esperava que estivessem e usava diferentes luzes no palco para guiá-la.

Dançou duas vezes na Rússia e produziu o balé Giselle para Ópera Nacional de Paris, sendo ela própria a primeira bailarina. Depois do triunfo da Revolução Cubana, em 1959, Alonso retornou a seu país e tornou-se bailarina e diretora do Balé Nacional de Cuba, posição que tem até hoje.

Foi laureada com a Medalha Picasso pela UNESCO. Desde 2002 passou a ser Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO na promoção de ballet (Programa de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: